terça-feira, 21 de maio de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA DISCUTIU EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR EM ASSU

Com o plenário da câmara municipal dos vereadores da cidade do Assú lotado, aconteceu hoje uma audiência pública que discutiu a “Expansão do ensino superior no Vale do Açu”, bem como a implantação de um campus da UFERSA (Universidade Federal do Semi Árido) no município. A reunião foi uma solicitação da deputada federal Fátima Bezerra (PT) que convidou além de políticos diversas representações da sociedade civil do Vale do Açu. Além da deputada federal estiveram presentes na audiência o Prefeito Ivan Lopes Junior (PP), o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Mota (PMN), o deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB), o deputado estadual George Soares (PR), a professora Ângela Paiva atual reitora da UFRN, o professor Arimatéia de Matos reitor da UFERSA, vereadores, professores universitários, de escolas publicas e representantes de movimentos estudantis. No inicio da reunião a deputada Fátima Bezerra fez um breve relato dos avanços feitos na educação do RN nos 10 anos de mandato de seu partido, que segundo ela vai desde a transformação da antiga Escola Superior de Agronomia de Mossoró (ESAM) em universidade federal, à ampliação do ensino superior e técnico em todo o estado, e falou do antigo sonho do Assú e toda região em ter uma universidade federal e sobre o marco que essa audiência pode representar para que isso possa acontecer. “Que essa audiência pública fique marcada como aquela em que demos um grande passo para a implantação da UFERSA no Vale do Açu”.

Lideranças políticas falam em união pela educação

O prefeito Ivan em seu pronunciamento pediu a união dos políticos do Vale para que esse sonho possa virar realidade. O deputado George Soares em sua fala se dirigiu ao prefeito mostrando-se disposto a unir força nessa luta ao passo que falou à nossa reportagem da importância da audiência realizada.
“É importante demais, estamos aqui participando desse debate que não é de hoje, desde 2007 que a classe política de Assú com o ex-prefeito Ronaldo Soares vem batalhando pela criação dos cursos superiores seja ele de qual instituto for, para dar condições aos filhos de Assú, aos filhos do Vale do Açu a ingressarem no ensino superior”, encerrou.
A professora Ângela Paiva falou da importância não apenas da implantação das universidades como também dos cursos corretos e com a estrutura necessária para que haja durabilidade e também para um mercado de trabalho que esteja pronto para receber os recém-formados. Esse também é um pensamento do deputado estadual Nelter Queiroz que falou da necessidade de médicos no interior e da criação do curso de medicina como um dos priotários para atender a demanda, e a transformação do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos em um hospital federal o que daria ao mesmo uma funcionalidade. Também usaram a bancada algumas representações estudantis que falaram das expectativas da ampliação da universidade no Vale do Açu. A luta só está apenas começando e como explicou a reitora da UFRN é preciso ter paciência para se implantar uma universidade que possa funcionar de fato, não importando o tempo que demore. Alguns documentos com propostas foram entregues a deputada Fátima Bezerra, tanto do executivo, quanto do deputado George Soares, quanto de estudantes presentes, que serão levados à bancada federal do RN na câmara para mais uma batalha na luta pela educação no vale do Açu. A audiência foi transmitida em tempo real pelas rádios Princesa do Vale, Nova 89 FM e TV Assembleia.
PORTAL TVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário