terça-feira, 21 de maio de 2013

DEPUTADA BUSCARÁ RECURSOS PARA IMPLANTAÇÃO DA UFERSA EM ASSU

Durante audiência pública que debateu a expansão do ensino superior para o Vale do Açú e região a deputada federal Fátima Bezerra (PT) anunciou que vai se empenhar junto à bancada federal para que seja incluída no orçamento de 2014, emenda coletiva para construção do campus da UFERSA em Assu. Evento que contou com expressiva representatividade foi realizado nesta segunda-feira (20), na Câmara Municipal de Assu. Com o plenário da Câmara lotado, a deputada Fátima Bezerra, os reitores Arimatea Matos – UFERSA e Ângela Paiva – UFRN e o prefeito de Assú, Ivan Júnior debateram a expansão do ensino superior na região com destaque para a possível criação de um campus da UFERSA em Assu. “Foi no governo popular e democrático do PT que tivemos a alegria de ampliar o ensino técnico e superior na região com a transformação da Esam em UFERSA, e com a chegada de dois IFRNs (Ipanguaçu e Macau). Por que não sonhar agora com essa expansão aqui em Assu, com a chegada da UFERSA?” questionou a deputada Fátima. O reitor da UFERSA, Arimatea Matos apresentou dados sobre o déficit de vagas no ensino superior na região, em que mais de treze mil jovens estão fora do ensino superior e mais sete mil estão concluindo o ensino médio o que, em pouco tempo, também engrossarão essa estatística. “É por isso que estamos mais que convencidos da necessidade de ter uma UFERSA no Vale do Assu”, acrescentou o reitor que também agradeceu o empenho da deputada Fátima nesse pleito. A reitora da UFRN, professora Ângela Paiva destacou os avanços vividos pela UFRN na última década. “Sou da época em que vivíamos um processo de sucateamento da UFRN, na década de 90. Hoje estamos reabrindo campus e expandindo a oferta de cursos e vagas no RN. Agora, a cada vaga que abrimos temos a garantia do professor e dos recursos para o custeio. Isso é o que vivemos nos governos Lula e Dilma”, afirmou. O prefeito de Assu, Ivan Júnior fez questão de parabenizar a deputada Fátima por ter encampado essa luta. “Não podemos falar em educação no RN e no Brasil sem lembrar a deputada Fátima. Só tenho a agradecer. Não podemos perder esse processo de expansão no ensino superior que o Brasil vive nos governos Lula e Dilma. Essa é a oportunidade que nos faltava para incluir Assu”, disse o prefeito. O presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta garantiu que todos os deputados estão unidos em prol da UFERSA em Assu. Participaram também da audiência os deputados estaduais Nelter Queiroz e George Soares, os prefeitos Leonardo - Ipanguaçu, Jackson Bezerra – Afonso Bezerra e Arimateia – São Rafael, o ex-reitor da UFERSA, professor Josivan Barbosa, a professora Inês Almeida (SINTE/RN), além de vereadores da região, gestores ligados à educação, professores e alunos da região do Vale do Açú, segundo informação transmitida pela equipe de comunicação da deputada Fátima Bezerra.
Quem também remeteu comunicado à imprensa foi a assessoria do deputado estadual George Soares contendo o seguinte conteúdo:
O deputado George Soares (PR) participou hoje à tarde, 20, de audiência pública no município de Assu onde discutiu a expansão do ensino superior no Vale do Açu. Desde 2011, quando assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa, o deputado mais votado da região vem desenvolvendo um trabalho intenso para conseguir novos cursos para as instituições que atuam no vale. “A luta do nosso mandato por cursos de nível superior não é de hoje”. Durante seu pronunciamento o parlamentar lembrou que em 2011 realizou no município a primeira audiência pública para falar sobre o tema. “Recebemos a presença do reitor da UERN Milton Marques. Foi uma audiência muito proveitosa, onde tivemos como resultado a implantação do curso de Geografia. A nossa luta pelo ensino superior continua”, registrou. George disse ainda que através de seu mandato vem lutando pela instalação das entidades de ensino superior federal UFERSA e UFRN. “A luta continua e nosso mandato apoia no que for preciso. O Vale do Açu merece e vamos lutar por mais essa conquista”, revelou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário