Pela segunda vez, as operadoras de telefonia móvel não
conseguiram alcançar as metas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel)
em relação ao serviço de conexão à rede de dados. A segunda avaliação de
desempenho das empresas, cujos resultados foram divulgados ontem, mostrou que a
taxa de acesso à rede de dados das quatro empresas analisadas (Vivo, Claro, TIM
e Oi) ficou em 95%, enquanto a meta da agência é 98%. Em outros indicadores,
como o índice de queda de chamadas, queda de conexão da internet pela rede
móvel e acesso à rede de voz, as empresas atingiram as metas estipuladas pela
agência. Os resultados são referentes ao período de novembro de 2012 a janeiro
de 2013. A primeira avaliação trimestral da Anatel, divulgada em fevereiro,
também havia demonstrado dificuldade das operadoras em atingir as metas de
conexão à rede de dados. A avaliação começou a ser feita depois que a Anatel
suspendeu as vendas de novas linhas por 11 dias, em julho do ano passado, por
causa do desempenho insatisfatório das operadoras. As empresas tiveram que
apresentar planos de investimentos na melhoria das redes, do atendimento ao
usuário e diminuição de interrupções do serviço. Os investimentos no serviço
previstos para o triênio 2012-2014 totalizam R$ 30 bilhões. O presidente da
Anatel, João Rezende, disse que as operadoras de telefonia móvel deverão ser
multadas por não terem atingido as metas estabelecidas pela agência para o
serviço de conexão à rede de dados. “Vamos abrir um processo e elas poderão apresentar
suas alegações”, disse. O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de
Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) informou que as empresas
estão empenhadas em aprimorar a qualidade dos serviços e apresentaram
desempenho melhor que a meta definida para indicadores de acesso à rede de voz,
de qualidade da ligação de telefônica e de estabilidade da conexão à internet.
A entidade também informou que a Anatel registrou diminuição no número de
reclamações sobre falhas de rede no call center da agência. “O SindiTelebrasil
alerta para a necessidade de se estabelecer alavancas para estimular a expansão
dos serviços, com qualidade e cobertura adequada de sinais e retirar os
entraves à instalação de antenas previstos em diversas leis municipais”, diz a
nota da entidade.
TRIBUNA DO NORTE.
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