domingo, 26 de maio de 2013

ORQUESTRA DE SANFONAS; DA TERRA DOS POETAS À TERRA DO REI DO BAIÃO

Orquestra de Sanfonas de Assu em Exú - PE
O som da Orquestra de Sanfonas de Assu ultrapassou os limites territoriais do município e até mesmo do Rio Grande do Norte, percorrendo mais de 10 cidades em 4 estados até desembarcar em Exú no interior do estado de Pernambuco, onde nasceu, viveu e está sepultado Luiz Gonzaga do Nascimento – Luiz Gonzaga o rei do baião.
Em Assu na noite de sábado a despedida foi brindada por uma lua brilhante
e pela benção do padre Flávio Augusto Forte Melo.
Joaquim Gonzaga - Sobrinho de Luiz Gonzaga o rei do baião
Em Exú durante todo o domingo o grupo conheceu um pouco mais sobre a história do maior ícone da cultura nordestina e ao lado de Joaquim Gonzaga sobrinho do rei Luiz se apresentou no mausoléu onde estão sepultados os corpos do cantor e compositor além do seu pai Januário Nascimento, no Museu do Gonzagão 
Apresentação ao lado do túmulo de Luiz
e até na casa de campo do prefeito do município Léo Saraiva (PTB) onde foi oferecido um café da manhã ao grupo.
Apresentação na casa de campo do prefeito Léo Saraiva em Exú - PE
Delzir Campelo responsável pela produção do documentário
Todos os passos da Orquestra foram registrados em vídeo. A obra audiovisual servirá de base para a produção de um documentário a ser exibido em praça pública numa data ainda a ser definida.
Gilmar do Acordeon - Idealizador do projeto Orquestra de Sanfonas
A Próxima viagem para fora do estado será em junho. O anuncio partiu do prefeito Ivan Lopes Júnior e foi confirmado pelo idealizador do projeto o músico Gilmar Carlos Lopes – Gilmar do Acordeon. Desta feita será rumo a cidade de Campina Grande na Paraíba onde fará uma visita e consequentemente se apresentará em uma fábrica de sanfonas, instrumento base da Orquestra assuense. Também está agendado o regresso à Exú no mês de setembro se configurando como uma das atrações musicais inseridas na agenda alusiva ao aniversário de emancipação política social e administrativa da cidade. O Fique Sabendo acompanhou tudo de perto. CLIQUE AQUI e veja a galeria de fotos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário