quinta-feira, 13 de setembro de 2012

GOVERNADORA ASSINA CONTRATO PARA OBRA DE REFORMA DA RODOVIÁRIA DE MOSSORÓ, ENQUANTO A DE ASSU VIVENCIA ESTADO DE ABANDONO

Nesta sexta-feira (14), a governadora Rosalba Ciarlini estará em Mossoró para assinar o contrato de execução das obras de reforma e readequação do Terminal Rodoviário Diram Amaral. De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do Governo do Estado, a solenidade acontecerá no próprio Terminal, às 15:00h. O trabalho vai contemplar a implantação do Centro Administrativo Integrado, onde funcionará a Central do Cidadão, o Departamento Estadual de Trânsito e o Terminal Rodoviário da cidade de Mossoró. O investimento para as obras é de R$ 8.605.540,50 e a execução acontecerá por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN) e o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN). O contrato será assinado entre o Governo do Estado e a empresa que irá executar os serviços, Proel Engenharia, vencedora da licitação ocorrida no dia 28 de agosto, através da SIN. O prazo para a conclusão dos serviços de engenharia é de 360 dias. De acordo com o projeto, os traços existentes na atual estrutura da rodoviária serão mantidos, havendo novas definições de espaços, priorizando a funcionalidade de cada setor, a acessibilidade do público e funcionários, além do conforto ambiental. Para a área comum, está prevista a presença de um balcão de informações, praça de alimentação com lanchonetes e restaurante, área de convivência, novos banheiros com acessibilidade, guarda volumes, área para caixas eletrônicos, agência dos Correios e uma agência bancária, além de estacionamento para o público, funcionários e taxistas. Os órgãos serão instalados da seguinte forma:
1. Bloco do DETRAN, será subdivido em duas áreas: a área de Habilitação, com recepção, sala de protocolo, sala de captura, clínica médica, clínica psicológica, sala do provão, sala da prova de reciclagem, sala didática para examinadores, gráfica, arquivo geral, e banheiros; e a Área de CRLV, que terá atendimento, sala de expedição, copa, depósito, área de serviços, pátio e sala de apoio para vistoria, sala de espera para candidatos, sala de validação, e sala para o setor de habilitação. O bloco do DETRAN também abriga o setor administrativo, jurídico, secretaria e diretoria e prevê uma pista de prova para a expedição de CNH;
2. Bloco da Central do Cidadão que terá os seguintes órgãos: SINE, CAERN, ITEP, DATANORTE, AGN, DRT, TER, SET e IDEMA;
3. Bloco do Terminal Rodoviário terá escritórios para empresas contratadas com guichês de atendimento, Diretoria da Rodoviária, Almoxarifado exclusivo para Rodoviária, sala para o DER e Fiscalização, Guarda-Volumes e área de embarque/desembarque de passageiros. O prédio do Terminal Rodoviário Diram Amaral está localizado em um terreno de 10.555,54m² e possui área construída de 6.059,25m², onde há muito espaço ocioso atualmente. Com a reforma e adaptação dos espaços, a área construída será ampliada, viabilizando, por exemplo, a acomodação da pista de prova do DETRAN. O projeto ainda contempla paisagismo em canteiros e jardins, nova iluminação interna e externa, climatização de setores, comunicação e sinalização visual em todo o prédio, a instalação de equipamentos para a prevenção e combate a incêndio, e um elevador e uma plataforma elevatória para maior acessibilidade. As obras começam na próxima semana.
Enquanto isso o Terminal Rodoviário Petronilo Varela da Silva em Assu não tem recebido por parte do executivo estadual idêntica atenção no sentido de recuperar a sua estrutura física. Uma matéria publicada pelo Jornal Tribuna do Vale e Portal TVA mostra a situação de abandono que se encontra o prédio que abriga o terminal de passageiros do município de Assu, administrado pelo Governo do Estado por meio do Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN).
LEIA A MATÉRIA PUBLICADA NO PORTAL TVA NO DIA 30 DE JUNHO DESTE ANO
Fazer viagens intermunicipais, diárias os semanais, não é tarefa fácil. Até nos casos mais simples. Para os moradores de Assu, a situação torna- se mais complicada ainda, já que o terminal rodoviário da cidade encontra-se em estado lastimável de abandono, com paredes descascadas, assentos sujos e deteriorados, e os banheiros que já se tornaram famosos na cidade por sua falta de estrutura e a sujeira permanente. Não podemos esquecer quem em breve o Estado do Rio Grande do Norte receberá uma Copa do Mundo, que não se desenrolará apenas em Natal, mas também em outros municípios que servirão de apoio à cidade sede, e muito deste apoio consiste em logística e transporte de qualidade, que só podem acontecer com uma rodoviária descente. Comerciantes e funcionários que trabalham ou transitam pelo Terminal Rodoviário Petronilo Varela da Silva reclamam a falta de assistência do Governo Estadual e da Prefeitura Municipal, afirmando que muitas vezes a única preocupação dos governantes é enviar o material de limpeza mensal, que nem sempre é suficiente, tendo que ser completado pelos comerciantes que ali trabalham. A situação dos arredores da rodoviária é tão precária quanto nela própria. Não há pavimentação no local de estacionamento dos ônibus e os detritos espalhados tornam a estadia mais desconfortável do que o habitual. A falta de serviço específico de coleta de lixo atrai animais abandonados, os bancos de espera encontram – se sujos e em péssimas condições de conservação, e a segurança é inexistente no local, transformando viagens noturnas em uma aventura perigosa. Uma denuncia vinda de umas das comerciantes que trabalha no local impressionou pela gravidade. Os pilares de sustentação estão completamente corroídos pelo tempo. A deterioração não representa apenas uma falha na atual estrutura da estação viária, mas um risco gigantesco para a segurança de todos que ali trabalham ou trafegam. Pode se afirmar com certeza que a população não está preocupada com quem irá pagar a reforma, se estado ou município, a preocupação maior é que as obras aconteçam, e que beneficiem toda a cidade, já que todos ganham com uma obra deste porte. Empregos seriam ofertados, logo outras linhas de ônibus se interessariam pela cidade gerando toda uma mudança estrutural no transporte interestadual de Assu, hoje dominado pelos famigerados “carros de linha”. O Governo, que banca uma caríssima Copa do mundo, esquece que Assu tem uma posição estratégica na estrutura viária do estado já que é meio caminho entre Natal e Fortaleza, duas sedes de jogos em 2014, e que ter uma rodoviária ampla, confortável, com vários banheiros e estabelecimentos é fundamental, não apenas para os turistas e viajantes, mas para a população da cidade, que anseia por obras para a posteridade que irão de fato contribuir para o crescimento de Assu, e não aquelas que vão se esfarelar com o tempo.

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