O trajeto rodoviário interligando os municípios de Assu e Triunfo
Potiguar se coloca entre os que estão em condições mais precárias de todo o
Estado do Rio Grande do Norte, de acordo com levantamento realizado pela
Confederação Nacional dos Transportes, CNT. O Governo do Estado reduziu as
metas de recuperação e construção de rodovias previstas para este ano após a
União cancelar os repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico,
Cide. O DER dispõe, com isso, de apenas quatro milhões de reais em recursos
próprios para recuperação da malha viária até março de 2013. O diretor do
órgão, Demétrio Torres, disse que o Governo Federal repassava ao Estado cerca
de seis milhões de reais a cada trimestre. Os recursos eram provenientes desse
imposto que deixou de existir no último mês de julho, com o objetivo de reduzir
o valor dos combustíveis para o consumidor. Com isso, o Rio Grande do Norte
deixará de receber até o final de 2014 um total de 120 milhões, mas o Governo
promete concluir, ‘até o fim de 2013, a pavimentação em todas as estradas que
estão com obras em andamento’. As rodovias do Rio Grande do Norte passam pela
recuperação da malha viária desde janeiro de 2011, com a chamada Operação Tapa
Buracos. De acordo com Demétrio Torres, o trabalho de restauração das estradas,
colocação da sinalização e de limpeza será prejudicado com o cancelamento do
recebimento da Cide, imposto cobrado na comercialização de gasolina, diesel e
álcool etílico combustível. O dirigente frisou que o Estado está em contagem
regressiva para que o novo orçamento estadual, em 2013, possa compensar essa
perda. Em 2010, o Rio Grande do Norte recebeu do Governo Federal 25 milhões de
reais e, ano passado, foram 30 milhões. Até julho deste ano, quando o governo
estadual deixou de receber esses repasses, foram 16 milhões, segundo informações
do Tesouro Nacional. Questionado sobre como avaliou o levantamento da CNT, que
percorreu 1.764 dos 4.476 quilômetros de estradas pavimentadas, entre 25 de
junho e 31 de julho, Demétrio Torres afirmou ter considerado positivo. Informou
que o Estado recuperou cerca de 95 por cento da malha viária desde 2011. O
levantamento identificou noventa e seis quilômetros em quatro trechos
considerados péssimos, um trecho a mais do que na pesquisa anterior. São eles o
da RN-023 até o entroncamento da BR-104, os quarenta e dois quilômetros da
RN-233 (Assu/Triunfo Potiguar), cinco quilômetros na BR-110 e quarenta e um na
BR-226. Os trinta e três quilômetros da RN-079 (Alexandria até o entroncamento
BR-405), passando por Marcelino Vieira, saíram da condição de péssimo para
ruim, enquanto o da BR-226 piorou - de ruim para péssimo.
Ponte na RN- 016. FOTO: De Olho no Assu
Ainda no Vale do Açú outro trecho que merece atenção está
na RN- 016 entre os municípios de Assu e Carnaubais após a comunidade de Linda Flor
(no sentido Assu/ Carnaubais). Buracos sobre uma ponte existente no local e
falta de barra de proteção são apenas exemplos da falta de segurança que coloca
em risco motoristas, motociclistas e quem mai trafega pela rodovia estadual. O
governo do estado por meio do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens –
DER/RN, em 2008 um investimento visando a recuperação de varais pontes e
estradas estaduais na região. No entanto, até o momento nada de efetivo foi
feito como mostra a foto acima, feita pela equipe do blog De Olho no Assu.
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