domingo, 2 de junho de 2013

POLÍCIA SE MANIFESTA SOBRE CRIMINALIDADE EM ASSU

Sede do BPM de Assu
Sob o título baseado na interrogação; De quem é a culpa pela onda de crime em Assu?, a Polícia publicou por meio do Blog do GTO uma espécie de desabafo em forma de nota versando sobre à violência que se abate sobre a cidade de Assu, com um foco mais específico sobre os assaltos e furtos registrados a populares e ao comércio local. Na publicação são rebatidas as críticas feitas ao aparato policial e de forma subjetiva é imputada a sociedade a falta de informações que levem a Polícia a identificação, localização e prisão dos culpados. Em dado trecho há também uma crítica aos responsáveis pela elaboração das leis – a classe política. Citou ainda o empenho do comando- geral do 10º BPM no sentido de incrementar o policiamento ostensivo na cidade. Esses e outros tópicos foram abordados na nota a seguir.
Leia o teor na íntegra
Há algumas semanas, a população de Assu vem sofrendo com uma onda de furtos e roubos constante nas residências e comércios da cidade. Nas redes sociais é comum vermos pessoas revoltadas com o crescente índice de criminalidade e cobram das Polícias Civil e Militar providencias imediatas contra esses marginais, chegando ao ponto de dizerem que estão se armando contra os bandidos.
Mas será que a culpa é "apenas" das Polícias?
 - Quantas vezes você ligou para o 190 ou mesmo para DP de Assu quando viu alguém suspeito passarem na sua rua?
 - Quantas vezes você ligou, mesmo que anonimamente, quando seu vizinho suspeito, chega com veículos desconhecidos, mesmo você sabendo que ele já foi preso por assaltos ou tráfico de drogas?
 - Quantas vezes você já denunciou um ponto de venda de drogas?
 - Quantas vezes você escondeu alguma informação para proteger um vizinho ou parente seu?
 - Você sabe quantas pessoas são presas pela PM e PC acusadas de tráfico, roubos, furtos, homicídios, etc... e são soltos devido as nossas leis que apenas beneficiam os marginais?
- Você cobra dos seus representantes (políticos) ações no combate ao crime?
- Você conhece as condições de trabalho da Polícia Civil ou da Militar?
- Você se revoltou quando transferiram mais de 80 Policiais Militares de Assu em menos de 7 anos?
- Você cobra do seu representante (político) a criação de uma Delegacia Regional (Plantão) em Assu?
- Você cobra da Justiça que o bandido permaneça preso, ou se omite?
- Você sabe que são os próprios Policiais Militares e comerciantes que estão desembolsando dinheiro para realizar concertos nas viaturas?
- São apenas alguns questionamentos, para nós refletirmos o quanto a Segurança Pública é complexa, apesar de ser dever do Estado, mas responsabilidade de todos, como diz a Constituição Federal no Art. 144.
- Mais uma vez pedimos a quem souber de alguma informação que levem as Polícias a chegarem nos autores desses crimes, que informem imediatamente, pois a próxima vítima poderá ser você ou alguém próximo.
- Não deixem a responsabilidade apenas em nossas mãos, não precisa se identificar e todas as equipes estarão prontas para realizarem a abordagem.
- Caso tenham algum "grupo" de pessoas desconhecidos morando nas proximidades de residência, procure a DP de Assu para serem investigados.
- O Major Assis Santos, Comandante do 10º BPM já determinou o reforço do policiamento ostensivo, porém só se alcança um resultado satisfatório com a colaboração de todos. O Delegado Emerson Valente irá investigar os casos juntamente com sua equipe de Policiais Civis.
EXTRAÍDA DO BLOG DO GTO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário