quinta-feira, 22 de agosto de 2013

DE ASSU PARA O MUNDO

Um homem simples de gosto refinado amante das artes e de sua região. É assim que pode ser definido o artista plástico assuense Wagner Oliveira, vencedor do concurso Salão Chico Santeiro na capital na categoria pinturas. O artista recebeu a reportagem do Tribuna do Vale em seu ateliê de pinturas e pode falar do seu sentimento em ganhar um prêmio de tamanha envergadura, Wagner define o resultado como sendo um reconhecimento dos quase 10 anos de entrega as artes plásticas. Além desse tema ele também falou sobre a pouca valorização do artista da terra. O artista que herdou do pai a habilidade com a mão e os detalhes nos contornos participou do concurso através do incentivo de sua esposa e colocou na ponta do pincel nos quadros vencedores, o dia a dia e a esperança do nordestino. As obras vencedoras como as demais por ele pintadas retratam as dificuldades da região ao passo que mostram sua beleza e a utopia de um nordeste menos sofredor e mais esperançoso através da força do homem do interior, além de seus próprios sonhos de infância. “Geralmente a ideia que as pessoas tem do Nordeste são crianças parecendo estarem doentes, magras, eu gosto de mostrar o contrário, algumas pessoas criticaram um dos quadros dizendo que tinham muitas nuvens no céu, acontece que na minha ideia, na técnica do expressionismo, eu posso transformar isso em realidade para desmistificar esse nordeste sofredor. Outros elementos que uso são aqueles que remetem a minha infância lugares e sensações que vivi, gosto muito de expor isso”. Falou ele. Perguntado sobre o seu ponto de vista em relação as pessoas e como elas receberam a notícia, falou que até aquele momento ainda não tinha saído as ruas para ouvir as pessoas mas que tinha recebido muitas palavras de congratulações através de sua página na rede social Facebook, disse também que o único contato físico que tinha tido até o momento com pessoas fora de sua residência tinha sido com o seu pai. “Vejo muito pelo Facebook, as pessoas ficaram muito contentes, enquanto eu custei a acreditar que era verdade, ligaram para mim para contar que tinha ganho e foram logo parabenizando eu agradeci e em seguida perguntei pelo que estavam me parabenizando (risos) ai me falaram que tinha ganho o concurso, eu meio que não acreditei mais parece que o pessoal está gostando muito, eu recebi essa notícia ontem (dia 30 de julho) e ainda não fui a rua para ver ninguém, fui apenas visitar papai que também é pintor, na minha infância ele mostrava muitos livros de grandes pintores e foi um grande incentivador, fui na casa dele, dei um abraço nele, achei o momento propício”, pontuou. Apesar do sucesso e dos aplausos com a premiação Wagner revela que nem sempre foi assim, no início da carreira ouviu palavras de pessimismo, mesmo assim seguiu em frente tendo apoio incondicional da família. Sobre a valorização do artista de Assu, ele falou que espera que essa premiação sirva de estimulo para as pessoas valorizarem o artista da terra e os convide frequentemente para as programações culturais da cidade. Wagner espera que a cidade lembre dos artistas locais em outros momentos e não só nesses momentos de reconhecimento de nível estadual. Também se reportou a respeito do recém reinaugurado Cine Teatro Pedro Amorim, sobre o assunto comentou que espera que o espaço possa ser de fato utilizado por quem é de direito. Ele planeja no fim do ano realizar uma exposição para comemorar os seus 10 anos de atividade no mundo artístico.
O artista e a copa do mundo:
O prêmio não é o único reconhecimento que ele teve a nível estadual, recentemente foi convidado pelo enviado pelo Secretário Extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo 2014, Demétrio Paulo Torres, para participar de uma reunião juntamente com a Governadora Rosalba Ciarlini e a secretária de cultura do estado juntamente com outros artistas. A reunião visou a autorização dos artistas a visitarem as obras do estádio Arena das Dunas em Natal a fim de buscarem inspirações e pintarem quadro tendo a Copa em Natal como tema. As obras produzidas, que deverão ter uma área em torno de um metro quadrado, passam a integrar o acervo da Pinacoteca. Os dois eventos provam que em Assu a cultura continua viva e com grandes possibilidades de ter nomes fortes dentro do cenário cultural do Rio Grande do Norte.

PORTAL TVA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário